As festas de final de ano podem causar preocupações às famílias que possuem uma criança com autismo. Afinal, esse é um período repleto de jantares ou festas em família, normalmente com muita gente, barulho e cuja rotina é sensivelmente modificada para o indivíduo com TEA. A situação pode ser ainda mais complexa ao participar de eventos na comunidade e nas festas de Ano Novo, quando os fogos de artifício fazem podem ser especialmente incômodo às crianças com TEA.
Mas calma, com um bom planejamento e tomando algumas providências dentro da abordagem da Análise do Comportamento, você pode fazer um bom planejamento e organizar ótimas festas de final de ano também para a sua criança com autismo. Confira abaixo!
Tenha um plano
Uma coisa muito comum dentro da análise de comportamento é o arranjo antecedente à atividade. Nele, é feito um plano para que a atividade no qual a criança vai participar. Por exemplo, você pode organizar previamente o ambiente em que a criança estará. Se a criança é sensível ao barulho, é interessante evitar músicas altas e ter um ambiente mais silencioso livre de ruídos que possa ser usado para quando ela precise de um tempo longe da agitação.
Faça um contrato comportamental
Tente explicar para onde vocês estão indo e quais as suas expectativas do comportamento social para com a criança. Explique “hoje nós iremos à casa da vovó e participaremos dessa forma”, para que ela tenha clareza do que é esperado dela. Aliado a isso, use reforçadores positivos com a criança. Pode ser um brinquedo preferido, uma atividade que a criança goste… Também é interessante que você permita que a criança decida qual o reforçador positivo que será utilizado.
Mais reforços positivos
Elogie sempre que você perceber que a criança esteja seguindo as regras de modo cooperativo. Isso a ajudará a manter-se engajada às regras estabelecidas. Por isso, fique sempre de olho em seus comportamentos e não perca a chance de reforçar uma ação considerada positiva.
Atenção com a comunicação
Dê liberdade para seu filho ou filha poder se comunicar e preste bem atenção no que ele ou ela esteja tentando lhe informar. Nem todas as crianças com autismo conseguem se comunicar com palavras ou consegue informar com precisão como ela está se sentindo naquele ambiente. Por isso fique atento à linguagem que ela conseguir fazer: seja uma palavra, um gesto ou mostrando uma figurinha. Ela pode estar tentando dizer que o está muito alto, ou que gostaria de sair ou que já ficou o tempo suficiente.
Cumpra com o que foi combinado
Lembra quando falamos do contrato de comportamental? Pois ele vale para você também. Lembre-se de cumprir imediatamente a sua parte daquilo que foi combinado previamente. Seja com os reforços positivos ou com o horário de ir embora.
Bônus: E se a criança ficar muito agitada durante a festa?
Lembre-se que crianças com autismo são muitas vezes sensíveis ao barulho e à mudança de rotinas. Mas não entre em pânico. Caso isso aconteça, direcione-a a um lugar calmo e seguro, afim de que ela possa se acalmar. Aguarde até que ela se acalme e, quando isso acontecer, engaje-a em uma atividade ou tarefa alternativa até ela demonstrar cooperação. Disponibilize reforçadores sociais à vontade e faça muitos elogios para os comportamentos de cooperação. Considere encerrada a atividade no momento em que ela estiver calma.
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