Muitos pais não sabem, mas a verdade é que o ato de elogiar a criança é uma ferramenta fundamental para estimular a autoestima e o aprendizado de novos comportamentos em seus filhos. Isso porque elogios são reforçadores extremamente eficientes, principalmente se feitos no momento e da maneira correta.
Elogiar uma ação de uma criança a ajuda a criar um padrão de comportamento positivo, permitindo que ela crie habilidades sociais necessárias que funcionarão para a adaptabilidade em um ambiente mais natural e complexo.
Para isso, vamos entender como eles funcionam dentro da Terapia ABA e da ideia de parentalidade positiva.
Os elogios são reforçadores
Dentro da análise comportamental existem vários tipos de reforçadores que se dividem entre os primários e secundários. Os primários são aqueles que não exigem aprendizados para que sejam usados como recompensa, geralmente vinculados a questões mais instintivas do ser humano. Água, comida e sono, por exemplo, são exemplos de reforçadores primários.
Outros reforçadores são aprendidos e que chamamos de secundários. Dentro desse grupo, temos aqueles que são automáticos, ou seja, que são provenientes das sensações oferecidas ao próprio corpo como as autoestimulações; e o reforçador secundário generalizado, que é aprendido quando colocado um contexto que, em geral, envolve um comportamento. É aqui que entram os elogios.
Para que seja aprendido enquanto reforçador de comportamento, o elogio precisa ser feito junto com algum reforçador primário. Por exemplo, para uma criança a presença da mãe está pareada com a mamadeira. A partir daí, o reforçador fica sendo tanto a mamadeira quanto a presença da mãe. O mesmo acontece quando essa criança entende que a presença da mãe está ligada à atenção que ela recebe, como por exemplo o elogio.
Como usar o elogio?
De maneira explícita, o elogio é usado através da linguagem ao dizer que o indivíduo fez algo muito bem, ou da maneira que era esperada. Se por um lado as crianças neurotípicas aprendem isso mais rapidamente, as neuroatípicas necessitam que se estabeleça o elogio como reforçador em situações específicas, dentro de um ambiente e contexto no qual determinado comportamento ocorre. Dessa forma, o elogio é usado como feedback de que a criança está no caminho certo ou fazendo algo muito bem.
Para que o elogio seja usado como reforçador positivo maneira efetiva, é fundamental que ele seja feito logo depois de um comportamento considerado bom ou adequado. Isso quer dizer que não adianta falar apenas “Bom trabalho” sem identificar o que é esse trabalho.
Elogios específicos como “nossa, você fez sua letra está muito bonita” ou “eu gostei muito como você guardou seus brinquedos quando a mamãe pediu”, são muito mais efetivos para o aprendizado daquele comportamento que se deseja que seja aprendido.
Por isso não se esqueça de fazer um elogio ao seu filho ou filha. Além de fazer muito bem para a autoestima da criança, isso faz parte do aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades sociais.
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