Na física, espectro pode se referir a um conjunto de raios coloridos que são resultado da decomposição da luz, como o arco-íris. Mas de forma geral, espectro é um conjunto de elementos que formam uma totalidade.
No autismo, o espectro se refere a ampla variedade de habilidades e dificuldades que juntas caracterizam o TEA. O autismo não é único e nem estático, e as pessoas com autismo também são diversas, particulares, e aprendem e se desenvolvem todos os dias. Falar do espectro do autismo é falar que todos os indivíduos são diferentes e essas diferenças não devem ser tratadas como uma doença, um problema ou limitação.
As maneiras pelas quais as pessoas com autismo aprendem, pensam e resolvem problemas podem variar muito, e da mesma forma que algumas delas vão ser altamente funcionais em um aspecto da vida, outras podem precisar de mais ajuda em outra área.
E é apenas com um diagnóstico precoce e um tratamento ético e baseado em evidências científicas que essas potencialidades e limitações podem ser exploradas, com respeito as individualidades de cada um.
Veja mais: O que é o Autismo
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para comentar!