O dia 25 de abril será uma data especial para a Casulo Comportamento e Saúde. Mais uma vez terapeutas, demais profissionais, pais e membros da comunidade que diariamente lidam com o autismo se reunirão para discutir a qualidade do tratamento do autismo no Brasil, durante o III Simpósio Norte Capixaba e I Simpósio Internacional do Autismo – Diagnóstico e Tratamento no Auditório da Faculdade Pitágoras, em Linhares.
Realizado em abril, mês de conscientização do autismo, o evento organizado desde 2018 em conjunto com a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi-ES) levará para o norte do Espírito Santo alguns dos principais expoentes da área no Espírito Santo além de pesquisadoras internacionais.
Diretora clínica da Casulo Comportamento e Saúde, Mylena Lima, explica que a principal missão do evento é facilitar a disseminação de informações importantes e baseadas em evidências científicas a respeito do autismo, desde o diagnóstico ao tratamento.
“Queremos discutir a importância da qualificação de quem trabalha diretamente com o autismo, uma vez que a análise aplicada do comportamento tem aspectos essenciais para a organização de serviços e qualificação das pessoas que trabalham diretamente com o tratamento adequado”, afirma Lima.
Convidados Internacionais
O simpósio deste ano será ainda mais especial para a Casulo Comportamento e Saúde, pois pela primeira vez estarão presentes convidados que possuem uma grande influência na comunidade internacional.
Uma das convidadas é Jane Howard, doutora e analista do comportamento certificada pelo BCBA, doutora em psicologia e professora emérita da California State University, além de CEO da Therapeutic Pathways e do Behavior Center. Howard é uma pesquisadora de grande influência na comunidade internacional quando o assunto é o tratamento do autismo e publicou inúmeros estudos de grande importância sobre o tema.
Já Cythia Owens além de também ser analista do comportamento certificada pelo Conselho (BCBA), mestra em psicologia pela California State University e liderança sênior na Therapeutic Pathways, é também autora de diversos trabalhos sobre o desenvolvimento de processos, sistemas e programas de intervenção comportamental intensiva e precoce, que permitem às organizações e agências a desenvolverem melhor qualidade do tratamento, ético e responsável.
Expoentes no Estado
Além de convidados internacionais, também marcarão presença de convidados principais pesquisadores e especialistas sobre autismo e desenvolvimento do infantil do Espírito Santo.
Uma delas é Paula Barcellos Bullerhann, mestra em Psicologia Experimental e analista do comportamento pela PUC-SP, diretora da Equipe Envolve que atua com autismo e quadros assemelhados, com base em ABA.
Dr. Thiago Gusmão, neurologista de infância e adolescência, especialista no Transtorno do Espectro Autista e neurologista infantil da APAE-Cariacica. Além deles, Juliana Gama Dadalto, BCBA formada pela NSU – Nova Southeastern University, idealizadora da JohnJohn Desenvolvimento Infantil, em Vitória (ES).
III Simpósio Norte Capixaba e I Simpósio Internacional sobre Autismo – Diagnóstico e Tratamento.
Data: 25 de Abril de 2020
Local: Auditório da Faculdade Pitágoras
Horário: Das 08h às 18h30.
Clique aqui e faça sua inscrição
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para comentar!