São poucas as publicações que tocam em como é ser pai ou mãe de uma criança com autismo, sejam os medos, as angústias, as alegrias com as pequenas conquistas diárias… É raro ver essas questões serem retratadas fora de um espaço comum com outros familiares na mesma situação.
Pois é esse o tema de Fala, Maria (editora Skript), do mexicano Bernardo Fernández, o Bef. A HQ mostra o processo de aprendizagem do autor, da negação à aceitação — à compreensão, nem sempre eficiente, de como funciona o mundo de sua primogênita, diagnosticada com o transtorno do espectro autista aos dois anos de idade.
Com traços leves mas marcantes, cheio de espaço para a imaginação e a elocubração, Bef abre a porta de sua intimidade. Não se furta de abordar questões delicadas, como o divórcio, mas também espalha pelas páginas um olhar poético e, por que não?, otimista.
Com sua sinceridade e sua mão estendida para a inclusão, Bef também insere Fala, Maria em uma outra família: a dos quadrinhos que buscam gerar empatia, combater preconceitos e incentivar a inclusão.
Confira o texto completo feito e a entrevista com o autor sobre a obra feitos pela Zero Hora.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para comentar!