A prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dos Transtornos de Aprendizagem são as dificuldades mais comuns encontradas nos quadros de fracasso escolar. Felizmente, o Brasil está reconhecendo a necessidade de provisão de suporte especializado para esses estudantes. Recentemente, foi sancionada a Lei Nº 14.254 que estabelece o direito à assistência aos milhares de estudantes que sofrem com esses transtornos durante sua escolarização e, por vezes, por toda sua trajetória de vida.
A Lei Nº 14.254 garante aos alunos de escolas públicas e privadas o acompanhamento especializado aos estudantes com todas as formas de dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia e o TDAH. Além disso, estabelece que estes serviços sejam oferecidos por profissionais da área de saúde. Este é um passo extremamente importante no reconhecimento de que as ciências comportamentais e educação escolar não são serviços excludentes e que crianças devem receber atendimento centrado na pessoa em todos os contextos da vida diária.
Essa é uma grande notícia para os pais e estudantes que já foram diagnosticados com TDAH e/ou transtornos de aprendizagem, mas é também ótima notícia para crianças autistas, uma vez que a co-ocorrência de TDAH e autismo, bem como transtornos de aprendizagem e autismo já está suficientemente documentada na literatura. Estatísticas sobre o fracasso escolar informam o quanto esses transtornos do neurodesenvolvimento podem comprometer o processo de aprendizagem escolar e inclusão social, principalmente quando não diagnosticadas precocemente e sem o acompanhamento especializado e baseado em evidências.
A notícia de que serviços integrados com a rede de saúde, incluindo intervenção terapêutica, será requerida em ambiente escolar é extremamente importante. Agora as famílias têm uma legislação bem definida para quando precisarem buscar os direitos de seus filhos à educação efetiva, sem importar se são estudantes de escolas públicas ou privadas.
A lei também prevê a capacitação dos professores para o atendimento desses alunos, o que para nós, Analistas do Comportamento, é uma notícia muito favorável também. Serviços bem estruturados de ABA detém a tecnologia requerida tanto para o treinamento de educadores no âmbito da escola inteira, por meio da implementação das estratégias baseadas no Suporte Comportamental Positivo, do inglês Positive Behavior Support (PBIS) que oferecem a possibilidades de organização dos processos escolares para a prevenção e intervenção em dificuldades comportamentais para estudantes de modo geral, bem como por meio da provisão de serviços de suporte individualizado, também baseado na ciência ABA para estudantes com necessidades educacionais especiais.
A Casulo Comportamento e Saúde oferece serviços de consultoria escolar para famílias, escolas e profissionais interessados em prover aos seus filhos, estudantes ou clientes um suporte baseado nas melhores práticas baseadas em evidência para dificuldades escolares.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para comentar!