A conquista da independência de sua criança com autismo é um sonho de qualquer mãe ou pai. É claro que nem todos os casos a ideia de uma vida totalmente independente tal qual um indivíduo neurotípico será possível.

Mas é importante lembrar que tal independência dependerá dos níveis de limitações de cada pessoa e isso deve ser sempre levado em consideração. Ainda assim, é possível que o indivíduo com TEA seja mais independente em determinados aspectos e menos em outros. Tudo depende de uma série de fatores que variam de caso a caso.

Lembre-se que criar expectativas irreais pode se tornar um grande problema para as famílias e para o próprio indivíduo no espectro.

Deixando isso claro, saiba algumas das habilidades essenciais para os pais podem desde já treinar com suas crianças para que elas se desenvolvam socialmente.

1- Trabalhar a comunicação

Se sua criança tem dificuldades em desenvolver a linguagem falada, um passo crítico para aumentar a independência é fortalecer sua capacidade de se comunicar, desenvolvendo habilidades e fornecendo ferramentas para ajudar a expressar preferências, desejos e sentimentos. Considere introduzir a Comunicação Alternativa Aumentativa (AAC) e os suportes visuais. Os tipos comuns de AAC incluem sistemas de comunicação de troca de imagens (PECS), dispositivos de saída de fala (como DynaVox, iPad etc.) e linguagem de sinais.

2- Crie formas visuais de programação 

O uso de uma programação visual com seu filho ou filha pode ajudar na transição de uma atividade para outra com menos estímulos. Revise cada item da programação com seu filho e lembre-o de verificar a programação antes de cada transição. Com o tempo, ele ou ela será capaz de concluir esta tarefa com crescente independência, praticar a tomada de decisões e realizar as atividades que lhe interessam.

3- Trabalhe habilidades de autocuidado

É fundamental introduzir atividades de autocuidado na rotina do seu filho. Escovar os dentes, pentear cabelos e outras atividades da vida diária (AVDs) são importantes habilidades para a vida, e introduzi-las o mais cedo possível pode permitir que seu filho as domine mais facilmente. Inclua essas coisas na programação do seu filho para que ele se acostume a tê-las como parte da rotina diária.

4- Ensine seu filho a pedir uma pausa

Certifique-se de que seu filho tenha uma maneira de solicitar uma pausa – adicione um botão “Pausa” no dispositivo de comunicação, uma figura no livro PECS, etc. Identifique uma área silenciosa para onde a criança possa ir se sentir sobrecarregado. Como alternativa, considere oferecer fones de ouvido ou outras ferramentas para ajudar a regular a entrada sensorial. Embora possa parecer uma coisa simples, saber pedir uma pausa pode permitir que seu filho recupere o controle sobre si mesmo e sobre seu ambiente.

5- Introduza nas tarefas domésticas

Fazer as crianças cumprirem as tarefas domésticas pode ensinar-lhes responsabilidades, envolvê-las nas rotinas da família e transmitir habilidades úteis para levar consigo à medida que envelhecem. Se você acha que seu filho pode ter problemas para entender como executar uma tarefa inteira, considere usar uma análise de tarefa. Este é um método que envolve dividir grandes tarefas em etapas menores.

6- Pratique Habilidades de Dinheiro

Aprender a usar o dinheiro é uma habilidade muito importante que pode ajudar a criança com TEA a se tornar independente no dia adia. Independentemente das habilidades que seu filho possui atualmente, existem maneiras de começar a aprender habilidades financeiras. Na escola, considere adicionar habilidades financeiras ao Plano de Educação Individualizado do seu filho e, quando estiver com ele em uma loja ou supermercado, permita que ele entregue o dinheiro ao caixa. Passo a passo, você pode ensinar cada parte desse processo. Seu filho pode começar a usar essas habilidades em diferentes contextos da comunidade.

7- Ensinar habilidades de segurança comunitária

A segurança é uma grande preocupação para muitas famílias, especialmente quando as crianças se tornam mais independentes. Ensinar sobre segurança de pedestres, identificação de sinais e outros marcadores de segurança importantes, e familiarizando-se com o transporte público são fundamentais para a futura independência da criança.

Ensinar como se portar com interações de estranhos e como pedir ajuda, também são pontos muito importantes.

Se seu filho ou filha já está ensaiando esses passos, considere fazer com que ele leve consigo sempre além da identidade, que pode ser muito útil para fornecer seu nome, uma breve explicação sobre seu diagnóstico e uma pessoa de contato. Você pode encontrar exemplos de cartões de identificação e outros ótimos materiais de segurança na internet.

8- Desenvolva habilidades de lazer

Ser capaz de se envolver em lazer e recreação independentes é algo que servirá bem ao seu filho ou filha durante toda a sua vida. Muitas pessoas com autismo têm interesses especiais em um ou dois assuntos e você pode ajudar a criança a interagir com a comunidade traduzindo esses interesses em atividades recreativas apropriadas para a idade. Esportes coletivos, aulas de natação, artes marciais, grupos de música são exemplos interessantes de interesses que podem ser desenvolvidos.

9- Ensinar o autocuidado durante a adolescência

Entrar na adolescência e iniciar a puberdade pode trazer muitas mudanças para um adolescente com autismo, portanto, este é um momento importante para introduzir muitas habilidades de higiene e autocuidado. Treinar aos adolescentes o hábito de cuidar de si mesmos os preparará para o sucesso e permitirá que eles se tornem muito mais independentes à medida que se aproximam da idade adulta. Recursos visuais podem ser realmente úteis para ajudar seu filho a completar sua rotina de higiene pessoal todos os dias.

Considere fazer uma lista de atividades para ajudar seu filho a acompanhar o que fazer e publicá-lo no banheiro. Isso pode incluir itens como tomar banho, lavar o rosto, colocar desodorante e escovar os cabelos. Para se manter organizado, você pode montar um “kit” de higiene para manter tudo o que seu filho precisa em um só lugar.

Aproveite e considere a possibilidade de trabalhar especificamente a questão de comportamentos inadequados para lidar com questões envolvendo a sexualidade.

10- Trabalho em habilidades vocacionais

A partir dos 14 anos, seu filho ou filha deve ter algumas habilidades profissionais incluídas no Plano de Educação Individualizado. Faça uma lista de seus pontos fortes, habilidades e interesses e use-os para orientar o tipo de atividades profissionais incluídas como objetivos. Este também é um momento para começar a planejar o futuro. Considere todas as maneiras até o momento em que você promove a independência de seu filho: habilidades de comunicação, autocuidado, interesses e atividades e objetivos para o futuro.
A Avaliação de habilidades com base na comunidade (CSA) pode ajudá-lo a avaliar as habilidades e habilidades atuais de seu filho para criar um plano de transição individualizado.

Fonte: Ten Ways to Build Independence (com adaptações) https://www.autismspeaks.org/tool-kit-excerpt/ten-ways-build-independence

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *