Nós já demos por aqui algumas dicas sobre o que fazer com sua criança com TEA durante a quarentena envolvendo o Covid-19. Dessa vez, trouxemos esse artigo do site Autism Speaks (adoramos ele!) com mais algumas dicas que podem ajudar você a gerenciar as atividades dos seus filhos com autismo em casa durante esse período de distanciamento / isolamento social.

Vamos às dicas:

1- Crie regras domésticas.
Você e seu filho podem fazer essas regras juntos. Você pode usar as mesmas ou regras semelhantes das usadas na sala de aula ou na escola de seu filho. Você e seu filho podem desenhar ou escrevê-las e publicá-las em algum lugar da sua casa.

2- Defina uma programação ou rotina diária para o seu filho.
Tente dividir períodos longos e não estruturados em atividades mais estruturadas. Por exemplo, o tempo livre pode ser dividido em tempo para: livros e quebra-cabeças, artes e ofícios, atividades de mesa etc.

Tente incluir alguns momentos ao ar livre e exercícios na programação do seu filho, se o tempo e a segurança permitirem. Lembre-se de adicionar as refeições ao horário. Muitas vezes, as crianças têm maior probabilidade de procurar comida durante o dia. Mantenha os tamanhos das porções razoáveis e tente não deixar as crianças comer fora dos horários programados para as refeições e lanches.

  • Escreva essa programação com seu filho ou faça uma programação com figuras (no computador ou desenhe-a). Revise a programação com a criança com frequência. Existem muitos exemplos de agendas on-line que você pode usar para ajudar.
  • Muitos pais terão que fazer malabarismos trabalhando em casa e gerenciar a programação de seu filho. Tente desenvolver a programação de seu filho com os requisitos de trabalho em mente, reservando uma atividade silenciosa ou tempo de exibição para os horários em que você precisará cumprir outras responsabilidades.

 3- Motive seu filho.
Pedir ao seu filho para fazer as tarefas escolares em casa pode ser um desafio. Ajuda ter algo que possa motivá-lo a realizar esse trabalho. Você pode fazer isso simplesmente organizando a agenda do seu filho para que o trabalho chegue antes das atividades divertidas (por exemplo, “Primeiro trabalho escolar, depois brincar fora”). Você também pode criar um sistema de incentivo para o seu filho para realizar o trabalho. Por exemplo, você pode fazer um gráfico em estrela ou adesivo para seu filho e proporcionar uma surpresa ou um tempo extra na tela quando ele receber todos os adesivos / estrelas.

4- Alterne e organize os brinquedos do seu filho. 
As crianças costumam ter muitos brinquedos dentro e fora de casa, mas às vezes esquecem desses objetos. Você pode ajudar a organizar e limitar a quantidade de brinquedos que sua criança tem à sua disposição ao mesmo tempo.

Depois, você pode trocar ou alternar seus brinquedos a cada dois dias. Por exemplo, você pode organizá-los em caixas. Você pode guardar todos, exceto um ou dois nesses compartimentos ou em armazenamento. Isso ajuda a passar a ideia de novidade do próprios brinquedos.

5- Ajude seu filho a começar as atividades. 
Algumas crianças podem ter dificuldade em apresentar suas próprias ideias para atividades lúdicas, encontrar todos os materiais certos e começar tais atividades.  Ajude seu filho a fazer um plano para o que ele gostaria de fazer com o tempo. Você pode dar-lhes algumas ideias criando um quadro de opções ou um menu de opções para elas. Ou simplesmente escrevendo algumas opções em uma folha de papel.

Depois de decidirem o que querem fazer, ajude-os a reunir os materiais de que precisam e inicie a tarefa. Uma vez iniciados, você pode fazer o check-in de vez em quando e elogiá-los por continuarem com a tarefa.

6- Coloque limites no tempo nos eletrônicos.
Limitar o tempo no uso dos tablets e smartphones pode ser um dos maiores desafios para uma família durante os intervalos. Ajuda a estabelecer limites claros antes do dia começar e a revisar esses limites com seu filho frequentemente. Você pode fazer isso agendando o horário da tela em horários específicos do dia e permitindo apenas telas durante esses horários.

Você também pode permitir que seu filho tenha um tempo especificado na tela (por exemplo, 1 hora) e acompanhar o tempo da tela durante o dia. O uso de cronômetros, como cronômetros visuais (existem muitos aplicativos para isso), pode ser útil para definir esses limites.

7- Gerenciar conflitos entre irmãos. 
Tente agendar algumas atividades sozinhas para cada criança periodicamente ao longo do dia. Pode ser necessário supervisionar as atividades do grupo. Elogie e permita que seus filhos trabalhem juntos em busca de uma recompensa, conversando bem entre si, trabalhando cooperativamente em direção a um objetivo comum.

8- Pegue Leve
A última dica é talvez uma das mais importantes: seja gentil consigo mesmo e tenha em mente que quaisquer que sejam seus papéis pessoais, profissionais ou parentais, este é um bom momento para que todos lembremos de dar um tempo e sermos gentis conosco. Não se espera que nenhum pai ou mãe assuma o papel pleno de professor e ofereça o mesmo nível de aprendizado que os ambientes escolares.

Pode haver momentos em que você precise dar tempo extra à tela do seu filho para concluir seu trabalho ou distraí-lo com algumas brincadeiras externas, para que você possa dedicar alguns minutos a si mesmo.

Esperamos que você tente se dar permissão para deixar seus altos padrões habituais de tempos em tempos. Procure conversar com outros pais a respeito do assunto. Quem sabe você pode encontrar uma ou outra resposta para uma demanda ou problema que você esteja vivendo.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *