Após quase dois anos de pandemia, as escolas estão retornando suas atividades de modo presencial, e durante todo esse período, a Casulo Comportamento e Saúde acompanhou com preocupação o esquecimento das crianças da educação especial por parte das instituições de ensino e do poder público, e a falta de planejamento na reinclusão delas no ambiente escolar.
Agora, quando as escolas começam a receber as crianças de volta, somos surpreendidos pelo posicionamento do Ministro da Educação contrariando as inúmeras legislações que protege as crianças com deficiência e garante a inclusão na educação.
As famílias de crianças e adolescentes com deficiência já enfrentam inúmeros desafios no acesso aos serviços de saúde e terapias, na inclusão nos ambientes sociais e na comunidade. Sem uma atitude da escola e dos órgãos públicos a favor do desenvolvimento de competências de todas as crianças e sem uma abertura dessas instituições para receber psicólogos e outros profissionais que podem dar suporte nesse momento da reinclusão no ambiente escolar, esses desafios aumentam substancialmente. Ainda pior quando a autoridade máxima da educação no país se posiciona de modo tão afrontoso contra a inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar.
A Análise do Comportamento Aplicada promove a inclusão
A Análise do Comportamento Aplicada, como uma abordagem científica, tem a solução baseada em milhares de publicações científicas que mostram como favorecer a participação das crianças com autismo e como promover o aprendizado dessas crianças no ambiente escolar. A retirada dessas crianças do convívio escolar o isolamento em “salas especiais” não trás benefícios para crianças neurotípicas ou neurodiversas.
Na Casulo nos temos 15 anos de expertise na área da consultoria escolar. Durante esse tempo de trabalho, pudemos verificar na prática o que uma longa tradição de estudos acadêmicos já apontam: a inclusão escolar trás benefícios para toda a comunidade escolar.
“Nós temos excelentes resultados, inclusive garantindo que o Plano de Educação Individualizada seja desenvolvido junto com a equipe escolar, e dando suporte para garantir o acesso a educação das crianças com autismo”, conta a Dra. Mylena Lima.
Nós, da Casulo Comportamento e Saúde, nos posicionamos a favor das pessoas com deficiência, das famílias e da inclusão social. Sabemos que é possível promover um ambiente de desenvolvimento para todos na escola e temos inúmeras evidências científicas que demostram que esse é o melhor caminho. É através da ciência e do respeito as individualidades que podemos garantir o direito constitucional de todas as pessoas a educação e a inclusão.
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